Manutenção de equipamentos de aeroportos
Existem diversas regulamentações que precisam ser seguidas, na manutenção de equipamentos de Aeroportos, e o órgão responsável por esta verificação é a ANAC.
Manutenção de Equipamentos de Aeroportos
Aeroportos são ambientes de alta complexidade e que envolvem uma série de riscos. Dentre os serviços desenvolvidos pelo operador aeroportuário que oferecem risco às operações aéreas, os mais críticos são aqueles nas áreas adjacentes à passagem de aeronaves, sobretudo, na faixa de pista de pouso e decolagem.
Assim, procedimentos e condições associadas a atividades de monitoramento, manutenção e conservação da infraestrutura que ocorram dentro da faixa de pista afetam as operações de aeronaves e podem degradar a segurança operacional. O correto planejamento e a devida coordenação de tais atividades podem, no entanto, minimizar a perturbação nas operações e evitar situações que comprometam a sua segurança.
Existem diversas regulamentações que precisam ser seguidas, na manutenção de equipamentos de Aeroportos, e o órgão responsável por esta verificação é a ANAC.
O regulamento que trata da manutenção de equipamentos em aeroportos, especialmente aeronaves, é o RBAC 43, e este mesmo apresenta diversos tópicos que precisam ser seguidos para oferecer a manutenção em aeronaves.
RBAC é o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil, e o RBAC 43, segundo a ANAC, 2020, estabelece regras para manutenção, manutenção preventiva, reconstrução e alteração, incluindo grandes reparos e grandes alterações, de qualquer aeronave que possua um certificado de aeronavegabilidade brasileiro e célula, motor, hélice, acessório, componentes e partes de tal aeronave.
Para termos uma ideia da complexidade e seriedade da regulamentação RBAC, iremos listar todos os requisitos que uma pessoa ou organização precisa ter para estar autorizado a executar a manutenção, manutenção preventiva e reconstrução e alteração:
- detentor de uma licença e habilitação válida de mecânico emitida pela ANAC pode executar a manutenção;
- a organização cumprir os requisitos da regulamentação RBAC 145.
Só a regulamentação RBAC 145 é complexa e necessita de uma apuração enorme da organização, para estar de acordo com todos os requisitos.
Você pode saber mais sobre esta regulamentação, entrando no próprio website da ANAC.
Se você possui mais dúvidas em relação à manutenção de equipamentos de Aeroportos, não perca mais tempo, entre em contato conosco e nossos profissionais irão ajudá-lo, pois nossos engenheiros e técnicos são todos certificados. Fale agora mesmo conosco!