Gerenciamento de riscos em aeroportos - SGSO

A rotina operacional de voos em aeroportos não pode ser diferente, pois diariamente são milhares de pessoas voando de um lugar para o outro, e qualquer erro pode ocasionar um acidente grave, envolvendo diversas vidas.

Gerenciamento de Riscos em Aeroportos – SGSO

Sempre que estamos tratando de operações que envolvem riscos à integridade física das pessoas, precisamos ficar atentos.

A rotina operacional de voos em aeroportos não pode ser diferente, pois diariamente são milhares de pessoas voando de um lugar para o outro, e qualquer erro pode ocasionar um acidente grave, envolvendo diversas vidas.

Segundo a ANAC, são mais de 815.862 mil voos realizados em apenas um ano, em território nacional, ou seja, são 815 mil vezes que profissionais de segurança realizam a fiscalização e controle de todo o procedimento operacional de um Aeroporto, para que todos os voos possam ocorrer de forma segura e sem mais complicações.

Mas sabemos que as chances disto acontecer é mínima, e são mais de 800 mil voos realizados todos os anos, com praticamente 99,9% de chance de tudo ocorrer tranquilamente, e isto é possível por causa dos profissionais qualificados e da fiscalização diária que ocorre em todos os aeroportos do Brasil.

Um dos regulamentadores responsáveis por manter o gerenciamento de riscos em Aeroportos é o SGSO – Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional. Este sistema está consolidade como um padrão em toda aviação mundial, estendendo, inclusive, a gestão da segurança além do ambiente da aviação. Sistemas semelhantes são usados na gestão de áreas críticas nas organizações que utilizam sistemas complexos nas suas atividades cotidianas.

Os processos-chave de um SGSO são:

  • Reporte de Eventos de Segurança Operacional (ESO) – processo de aquisição de dados e informações relacionados à segurança operacional.
  • Identificação de Perigos: conjunto de atividades voltadas para identificação de perigos relacionados com sua organização.
  • Gerenciamento de Riscos: processo padronizado para a avaliação e definição de medidas de controle de riscos.
  • Medição de Desempenho: ferramentas gerenciais definidas para avaliar se os objetivos de segurança operacional da organização estão sendo atingidos.
  • Garantia da Segurança Operacional: conjunto de atividades voltadas para padronização da prestação do serviço conforme critérios estabelecidos de desempenho.

A Betel Services Solutions realiza todos os procedimentos chave da SGSO, inclusive o gerenciamento de riscos, onde o objetivo é desenvolver e implantar processos organizacionais e procedimentos para identificar os perigos e controlar / mitigar os riscos à segurança operacional decorrentes de uma operação aérea, onde dentro o processo formal, está:

  • Descrição do processo;
  • Identificação dos perigos;
  • Avaliação do risco;
  • Análise do risco;
  • Controle do risco.

Se você procura uma empresa para realizar o Gerenciamento de Riscos em Aeroportos, a Betel tem mais de 20 anos de experiência e profissionais qualificados para realizar toda a mão de obra necessária.

Entre em contato conosco, e saiba mais detalhes sobre os nossos serviços, atendemos todo o Brasil, e já são mais de 1,5 milhões de aeronaves inspecionadas por nossa organização.

Gostou? Deixe sua mensagem